Poucas palavras

Sejam bem Vindos!

Espero que encontrem um pouco de conforto, talvez satisfação ou apenas passem um pouco de tempo distraídos com algumas poesias, contos, crônicas e pensamentos, pequenas reflexões contemporâneas, do pretérito e de um futuro que já passou e que ainda virá. O que realmente importa é que a arte é libertadora e nos acompanhará por toda nossa existência.

Sou Professor de Português e Literatura, Graduado em Letras pela UFMG, e espero com o tempo ir tentando dar sentimentos a estas simples e leves palavras.

Por favor, fiquem à vontade para opinar, sugerir e criticar. Saibam que estou aberto a observações, assim poderei ir melhorando ….

Abraços Fraternos!

Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Aos Mestres com Amor



A vida é uma eterna Professora, e como tal, exige de cada um tudo o que ensina. Existem pessoas que não prestam muita atenção em suas aulas do dia a dia e quando são cobrados pela Docente não conseguem retribuir com excelência, muitas nem tentam fazer as lições, pois consideram que elas são árduas, algumas fazem pela metade e acabam desistindo de continuar. O resultado é simples: todas estas pessoas são reprovadas pela Mestra. Assim, não conseguem viver, apenas cumprem o papel fictício de serem apenas mais um entre uma vasta multidão. Mas ainda assim me pergunto, o que seria de nós sem nossos Mestres? Aqueles que nos mostram o caminho, que ensinam a compreender o quase incompreensível? O que seria de todos nós sem os Professores?

A resposta está na essência da palavra, Professor: do latim professore, "aquele que faz declaração, manifestação". O que declaramos e manifestamos é simplesmente o pueril saber que nos fora repassado anteriormente, agora, a maneira como declaramos isso é o que nos torna verdadeiros Mestres. A arte de ensinar é rara, singela e pura e cabe somente aos bons de coração disseminar esta proeza com candura e paciência. O conhecimento é a arma mais letal que temos para nos defender, ele não pode ser retirado, é a única coisa que não pode ser levada por ninguém, é nosso. Ele nos foi repassado por pessoas simples e humildes que assim como nós aprenderam de outras, é algo que deve ser repassado com muito esmero. Logo, se não existissem estas pessoas para repassar o conhecimento, estaríamos hoje na escuridão, ou talvez não existiríamos mais, não na qualidade de seres humanos em evolução.

Devemos escutar com atenção, aprender com humildade e dedicação todas as lições que nossos Professores têm para nos proporcionar, colocar em prática os ensinamentos e inovar com ideias que possibilitem um aproveitamento pleno de nosso tempo sobre este plano existencial. É preciso que nossa imaginação seja fecunda para que assim possamos absorver cada lição ensinada com bastante carinho por aqueles que iluminam nosso caminho com a Luz do Conhecimento. É preciso que “declaremos e manifestemos”, efetivamente cada gota dos ensinamentos deixados por nossos Mestres, pois eles despenderam de tempo e muito zelo para nos repassarem tudo o que tinham aprendido.

Concordo plenamente com Nietzsche quando disse que: “Sem a música, a vida seria um erro”. E afirmo com toda a minha alma que sem os Professores a vida seria um desastre, e a humanidade estaria condenada a extinção!

Parabéns sinceros a todos Professores!

Professor Eclésio - Pequena homenagem para o dia dos Mestres


Nenhum comentário:

Postar um comentário